consultoria,negócios

14 DE MARÇO DE 2018



NBR5419 - Conheça os novos conceitos e exigencias que visam á proteção das estruturas pessoas e equipamentos



Em instalações elétricas comerciais e industriais, medidas que visem minimizar o impacto das descargas atmosféricas devem ser adotadas. Para isso são projetados os chamados Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDAs). A norma que padroniza as ações e os procedimentos necessários no projeto de tais sistemas é a NBR 5419 - Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas. Essa norma trata, dentre outros assuntos, do SPDA, estabelecendo regras para o projeto, instalação e manutenção dossistemas.

Recentemente, no ano de 2015, foi publicada uma nova atualização da NBR-5419. Essa atualização trouxe novos conceitos e exigências que visam à proteção das estruturas, pessoas e equipamentos. Na versão anterior, de 2005, esta norma era constituída de um único caderno e com a atualização, ela passa a ser apresentada em 4 partes.

A parte 1, com o título Princípios Gerais, apresenta a importância de cada parte da norma e a conexão entre elas. Além disso, apresenta informações relativas aos efeitos das descargas atmosféricas assim como as medidas e os critérios de proteção que devem ser adotados no projeto de uma estrutura.

Na parte 2, denominada Gerenciamento de Risco, apresenta-se uma análise da necessidade de proteção levando em consideração um maior número de parâmetros quando comparada com a versão anterior. Esta parte da norma analisa os danos possíveis de ocorrerem nas estruturas e as falhas em sistemas elétricos e eletrônicos instalados na edificação ou em suas proximidades na ocorrência de descargas atmosféricas e apresenta ainda maneiras de se estimar os custos das possíveis perdas.

A parte 3, com o título Danos Físicos a Estruturas e Perigos à Vida trata da proteção dentro e ao redor da estrutura. Nessa parte são apresentados os critérios de projetos tal como a especificação técnica dos componentes, os dados sobre a classe de proteção e os tipos de SPDA.

Destaca-se ainda que a parte 4, Sistemas Elétricos e Eletrônicos Internos na Estrutura, traz uma novidade, um texto que abrange a proteção dos sistemas eletroeletrônicos internos à instalação. Esta parte dedica-se exclusivamente à proteção contra surtos eletromagnéticos decorrentes das descargas atmosféricas e tem como objetivo reduzir os riscos de falhas permanentes nos equipamentos.

A GSI oferece a seus clientes, projetos e laudos para atendimento a nova NBR 5419, inclusive com análise do Gerenciamento de Risco.

Tags: consultoria,negócios

Compartilhar: Facebook Google Twitter

Relacionados

14 DE MARÇO DE 2018

Energização de transformadores a seco, quais os riscos dessa manobra?

Manobras de disjuntores com meio de extinção a vácuo podem danificar transformadores a seco com...
Ler mais

14 DE MARÇO DE 2018

NBR5419 - Conheça os novos conceitos e exigencias que visam á proteção das estruturas pessoas e equipamentos

Em instalações elétricas comerciais e industriais, medidas que visem minimizar o impacto das...
Ler mais

Clientes

Desenvolvendo soluções na área elétrica desde 1987

Ler mais

Contatos

  • Rua Mato Grosso nº 120
    Bairro Vila São Geraldo
  • CEP 12062-120
    Taubaté - SP - Brasil
  • +55 (12) 3621-9269 / 3621-8931
  • gsi@gsiconsultoria.com.br